Anuncio

20 julho 2014

ITAMARI: COMEMORAÇÃO DOS 52 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Comemoração dos 52 anos de Emancipação Política de Itamari. No dia 18 (sexta-feira) foi realizado o Ato cívico com Arte amento da bandeira, execução do hino nacional em frente a nova prefeitura. Com a presença de fanfarra, autoridades, secretariados, estudantes, servidores públicos, e da população em geral. Na oportunidade o prefeito Nego juntamente com o presidente da câmara Sielinton Almeida parabenizaram a cidade de Itamari e a todo seu povo, nesta data especial.
Logo após, aconteceu a Missa em ação de graças na paróquia nossa Senhora do Perpétuo Socorro (padroeira do município). E no decorrer do dia Torneio no Estádio Municipal.
As terras que outrora constituíam a Fazenda Tabocas, de propriedade da família Freire, natural de Areias, atual Ubaíra, no Vale Jiquiriçá-Bahia, foi ao decorrer do tempo, povoada por membros de outras, famílias originárias da mesma região, que se uniram aos Freires por laços matrimoniais, a exemplo dos Carvalhos, dos Ribeiros, dos Vasconcelos, etc, e de diversos outros grupos familiares independentes que migraram da região do Vale, do Recôncavo, do Sul e de outras regiões do Estado da Bahia para se fixarem às margens do rio Tabocas, motivadas pela busca de prosperidade e/ou de sobrevivência oferecida pela produção cafeeira no início do século XX, e posteriormente, a partir da década de 40 do mesmo século, pela expansão da lavoura cacaueira. A miscigenação derivada da união entre membros destas famílias e outras que ali se fixaram ao decorrer de mais de um século de povoamento, constituem a formação social, a identidade e a memória deste próspero lugar.
Em 18 de Julho de 1962, o então Distrito de Tabocas, situado à margem do rio do mesmo nome, foi emancipado dos domínios territoriais e administrativos do município de Gandú, tornando-se município independente, passando, por indicação do então emancipacionista e vereador Antonio Jacinto de Souza, a ser denominado ITAMARI, que em Tupi Guarani, significa (ITA – Pedra, MARI – Planta leguminosa = Planta sobre Pedras).
Neste momento, em que este município completa mais uma data comemorativa de sua emancipação política administrativa, não poderíamos deixar de ressaltar a importância destes desbravadores que mediante a força dos seus braços e o suor dos seus rostos, ajudaram a constituir a história deste lugar. A todos externamos a nossa admiração, respeito e reverência histórica, ao tempo em que evocamos o urgente resgate, conservação, preservação e valorização de todos os elementos que constituem memória histórica desta localidade.

PARABÉNS ITAMARI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário